segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sossega, coração!


Ilustro meu começo de semana com este poema de Fernando Pessoa.
Uma segunda-feira desassossegada, digna de quem passou o final de semana alimentando expectativas. Ainda bem que meus sonhos são sempre melhores porque tenho alguém que os sonha comigo.
E tenho até pena de quem não tem um amor.


    Sossega, coração! Não desesperes!
    Talvez um dia, para além dos dias,
    Encontres o que queres porque o queres.
    Então, livre de falsas nostalgias,
    Atingirás a perfeição de seres.

    Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!
    Pobre esperença a de existir somente!
    Como quem passa a mão pelo cabelo
    E em si mesmo se sente diferente,
    Como faz mal ao sonho o concebê-lo!

    Sossega, coração, contudo! Dorme!
    O sossego não quer razão nem causa.
    Quer só a noite plácida e enorme,
    A grande, universal, solente pausa
    Antes que tudo em tudo se transforme.

    Fernando Pessoa, 2-8-1933.

Que seja uma linda semana. Sossegada, de preferência.

Um comentário: