terça-feira, 22 de setembro de 2009

Consciência

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro e milhares de pessoas (ou seria melhor dizer milhares de paulistanos?) se dispuseram a deixar seu carro em casa e buscar outro meio de locomoção em nome do meio ambiente. Uma ação fantástica que, na minha opinião, precisaria de um pouco mais de força em cidades como Goiânia (nem a imprensa local noticiou - onde está o compromisso social dos veículos?). Por puro e imperdoável esquecimento (talvez não tivesse esquecido se a mídia tivesse divulgado), andei de carro hoje e estou indignada comigo. Já tinha programado passar o dia de bike quando vi, há umas duas semanas, sobre o Dia Mundial Sem Carro. Isso porque um dos meus maiores estresses diários está relacionado ao meu estado nervoso quando sou obrigada a encarar o trânsito durante o dia. Realmente quase adoeço. E imagino que, como eu, deve existir muita gente. Por isso acredito muito nesse tipo de iniciativa: a tal MOBILIDADE e PRÓ-ATIVIDADE que faz o mundo girar. É isso que falta a muito desavisado por aí que não tece uma ruga de preocupação com o futuro de nossos filhos. Se cada um experimentar fazer um exercício de consciência, e a partir daí investir alguns minutos do seu dia na difusão de idéias como esta, não levaremos muito tempo para perceber uma mudança de verdade no comportamento das pessoas e a formação de uma nova consciência entre as próximas gerações. O Dia Mundial Sem Carro é apenas 1 dia e não me custa nada passar 1 único dia sem carro. Como fui lembrada disso apenas hoje de manhã pelas notícias da internet (depois de ter vindo de carona para o trabalho), vou voltar a pé para casa. Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário