quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sobre jardins

Jardim é uma coisa que sempre me fez viajar de volta à minha infância. Minha avó tinha um jardim na casa dela. E tinha também o dom de plantar e fazer nascer as rosas mais lindas que já vi. Em meio a roseiras exuberantes lembro de ver caminhos de pedras que ela fazia por cima da terra. E o cheiro das rosas por onde os pequenos caminhos levavam. Lembro disso também. Vovó gostava de rosas brancas e só depois de muitos anos fui entender o porquê. Ela plantava amor. A vida dela se resumia àquilo: cuidar da casinha simples e do jardim que se estendia até a garagem tomada por samambaias de metro penduradas. Aquele jardim se foi com a minha amada avó e muitos anos se passaram até que eu pudesse novamente conviver com um jardim de verdade. Hoje respiro o ar da natureza e aprendi que isso alimenta a alma. Tenho aprendido sobre a terra, sobre plantas, flores, pássaros e sobre quanto vale tudo isso. A verdade é que não tem preço.

O sábio Rubem Alves que sempre me inspira com suas palavras fala com a propriedade de quem ama os jardins:

"A poesia é uma busca da Palavra essencial, a mais profunda, aquela da qual nasce o universo. Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria."

Sinto-me abençoada. Nosso jardim tem a terra das nossas certezas, o verde da nossa fé, as cores da nossa alegria, o cheiro de sonhos realizados. Nosso jardim tem bicho, tem vida, tem canto e encanto. Como disse Rubem Alves, nosso jardim é exatamente a imagem do que somos hoje: beleza, harmonia, amor e felicidade. 


Um comentário:

  1. Amore, nossaaaaaaaaaa! Quanta mudança em quanto pouco tempo! Quanta coragem! E um lugar maravilhoso, prá quando der, a gente passar férias... hehehe. Bjão e boa sorte nesta vida! A vida, não apenas que pediu a Deus, mas a que está construindo a cada dia.

    ResponderExcluir