quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sobre jardins

Jardim é uma coisa que sempre me fez viajar de volta à minha infância. Minha avó tinha um jardim na casa dela. E tinha também o dom de plantar e fazer nascer as rosas mais lindas que já vi. Em meio a roseiras exuberantes lembro de ver caminhos de pedras que ela fazia por cima da terra. E o cheiro das rosas por onde os pequenos caminhos levavam. Lembro disso também. Vovó gostava de rosas brancas e só depois de muitos anos fui entender o porquê. Ela plantava amor. A vida dela se resumia àquilo: cuidar da casinha simples e do jardim que se estendia até a garagem tomada por samambaias de metro penduradas. Aquele jardim se foi com a minha amada avó e muitos anos se passaram até que eu pudesse novamente conviver com um jardim de verdade. Hoje respiro o ar da natureza e aprendi que isso alimenta a alma. Tenho aprendido sobre a terra, sobre plantas, flores, pássaros e sobre quanto vale tudo isso. A verdade é que não tem preço.

O sábio Rubem Alves que sempre me inspira com suas palavras fala com a propriedade de quem ama os jardins:

"A poesia é uma busca da Palavra essencial, a mais profunda, aquela da qual nasce o universo. Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria."

Sinto-me abençoada. Nosso jardim tem a terra das nossas certezas, o verde da nossa fé, as cores da nossa alegria, o cheiro de sonhos realizados. Nosso jardim tem bicho, tem vida, tem canto e encanto. Como disse Rubem Alves, nosso jardim é exatamente a imagem do que somos hoje: beleza, harmonia, amor e felicidade. 


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Alegria, alegria!

 
(Luiz e Kênia, de repente, em um sambinha delicioso no meio da sala)

Vibrar a alegria de cada dia.
De repente, dançar.
Em um dia qualquer, de uma rotina qualquer, dançar!
Sambar um samba de repente
e cantar "how beautiful could a being be?"
Gastar o tempo com amizades
Com gente do bem, com coisas do bem
Jogando conversa fora
E rindo risadas de valer a vida!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aniversário da mãe Joana


Sou filha dela.
Da mãe Joana.
Joana Darque.
Darque com 'q.u.e'.
Sou filha de minha mãe.
Isso me faz tão abençoada que me basta.
Feliz aniversário, mãe Joana.
Com todo amor de sua filha.
A filha (com muito orgulho) da mãe Joana.
---
Te amo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Privilégio

Depois de uma noite de chuva para aprofundar o sono e lavar a alma, o privilégio de tomar café da manhã vendo o nosso jardim totalmente agradecido.







Uma linda semana a todos!

Fevereiro

Ontem foi aniversário de meu irmão. Amanhã é aniversário de minha mãe. Daqui a 7 dias, de meu pai. Aquarianos estão em dias de fazer a festa. E eu estou em dias de agradecer. Pela vida de meu irmão, minha mãe e meu pai. Por estar longe de corpo mas sempre perto de alma e coração. Por acordar todos os dias com a natureza à minha janela. Por tomar banho de mar numa tarde de segunda-feira. Pelos passarinhos que nasceram no ninho feito em nossa varanda. Por ter sempre gente do bem no meu caminho. Por ter a Mel e a Miucha. Por viver preenchida de amor. Por sentir que Deus está no ar que eu respiro. Por ter a vida que tenho. E agradecer por ter tanto a agradecer e tão pouco a pedir.